quarta-feira, 27 de maio de 2015

Raspar a língua com limpador pode diminuir, ou até cessar o mau hálito!




Os raspadores linguais devem ser usados após a escovação.
Feitos de um plástico bem resistente (fácil de lavar e secar), servem para alcançar o fundo da língua para eliminar os resíduos que formam a “saburra” lingual.
A “saburra” é uma camada esbranquiçada ou amarelada que se forma no dorso da língua e é composta por restos de alimentos, células descamadas da mucosa bucal e bactérias. Presente em mais de 90% dos casos de halitose (mau hálito) – na maioria, como a principal origem – esse problema tem diversas causas, mas pode ser evitado com o uso correto e frequente de raspadores linguais.
Os raspadores são bem mais eficientes na remoção da saburra do que as escovas dentais ou outros instrumentos usados para esse fim, como gazes umedecidas.
Com o uso dos raspadores consegue-se diminuir em até 75% a produção dos gases mal cheirosos. Já com as escovas, apenas 45%.
Mas você deve ter cuidado para não imprimir força demasiada ao raspador podendo causar lesões. O excesso de força nos instrumentos de higiene pode causar agressões às papilas linguais.

Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental


quarta-feira, 20 de maio de 2015

O que é Placa Bacteriana?



Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, “endurece” e forma o tártaro.

Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?
Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa a cárie quando os ácidos que as bactérias produzem, desmineralizam os dentes.
Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes irá romper e abrir caminho para o avanço da cárie. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (a gengiva fica vermelha, incha e sangra), periodontite e perda dos dentes.

Como posso evitar a formação da placa bacteriana?
É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você:
Escovar bem os dentes e a gengiva, no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições, para remover a placa bacteriana. É indispensável a utilização do fio dental para a remoção da placa entre os dentes!!!!!
Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar (sacarose), especialmente aqueles que grudam nos dentes.

Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Veja os prejuízos do cigarro para saúde bucal


   Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal?
O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal.
Entre os principais danos à boca causados pelo fumo estão o câncer bucal, a doença periodontal e a halitose

   O tabaco causa mau hálito?
Sim, os produtos da combustão do tabaco são uma das principais causas de mau hálito, também denominado halitose. Os odores da fumaça inalada são expelidos durante a fala e a respiração.

   É possível perder os dentes devido ao fumo?
Sim, a doença periodontal é um processo inflamatório crônico da gengiva e/ou dos tecidos de suporte dos dentes, podendo levar à reabsorção óssea alveolar, ao aumento da mobilidade dental, à exposição das raízes e perda dos dentes.
A principal causa de doença periodontal é o acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dos dentes. Essa placa é composta principalmente por bactérias que produzem toxinas que destroem os tecidos de suporte dos dentes, causando inflamação das gengivas e inflamação dos tecidos ao redor do dente.

   Por que a saúde bucal de um fumante é mais frágil do que a do não-fumante?
O consumo de tabaco causa aproximadamente 50 doenças diferentes e um fumante adoece em média 2 a 3 vezes mais que um não-fumante. Na composição do cigarro estão mais de 4.720 substâncias, dentre elas mais de 60 são capazes de causar danos ao nosso organismo. Na boca, o cigarro agride as células da mucosa e ainda diminui sua capacidade de cicatrização e de defesa, deixando-a mais sujeita à ação de agentes agressores como bactérias, vírus e fungos.

   Por que os dentes e as gengivas escurecem?
Entre os componentes do cigarro está a nicotina, que se acumula nas superfícies dos dentes, causando uma pigmentação escura.
A nicotina do cigarro estimula a produção de melanina, causando manchas acastanhadas, principalmente nas gengivas dos fumantes de cigarro e nas comissuras e nas bochechas dos fumantes de cachimbo.

   O cigarro pode provocar problemas na salivação?
Sim. A saliva tem um papel importante na proteção da boca.Em sua composição estão substâncias que participam da limpeza da boca e do equilíbrio da microflora bucal. O cigarro causa diminuição na secreção salivar, deixando uma sensação de boca seca. Esse sintoma provoca dificuldade na mastigação, deglutição e fonação, além de tornar a mucosa bucal mais sensível, podendo surgir feridas na boca e fissuras na língua.

   Quais os tratamentos para combater alguns efeitos do cigarro?
Mais importante que tratar é prevenir, é orientar o paciente dos riscos para sua saúde e dos que o cercam e orientá-lo a parar de fumar.
Existem tratamentos periodontais e restauradores para limitar os danos causados pelo cigarro e pela má higiene bucal. As manchas nos dentes podem ser removidas por limpeza profissional e clareamento dental, desde que o paciente pare de fumar.

   Para prevenir o câncer bucal o fumante deve:
Reduzir o uso do cigarro e se possível até mesmo abandoná-lo. Devemos lembrar que os danos são proporcionais à quantidade de cigarros fumados.
Ter uma alimentação saudável, consumindo frutas, legumes e verduras.
Realizar consultas periódicas com o dentista e manter uma boa higiene bucal.

   Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Como fazer uma correta higiene bucal

 


Sabemos que a saúde da boca começa com uma boa higiene, mas o que muitas pessoas não sabem é como fazer uma limpeza correta.
   Primeiro é importante saber que é necessário escovar os dentes quando acordamos, sempre depois das refeições e antes de dormir e o uso do fio dental é tão importante quanto à escovação, pois somente ele é capaz de retirar alguns restos de alimentos que ficam presos entre os dentes onde a escova não consegue alcançar. Outro passo importante é a escovação da língua.

Passo a passo:
   Existe forma correta para escovar os dentes:
Existem várias técnicas para limpar adequadamente os dentes e a gengiva. Primeiro recomendamos que utilizem uma escova de cerda macia. O ideal é que você comece escovando os dentes posteriores de um lado e vá seguindo ate o outro lado, escovando com movimentos circulares de dois em dois dentes com movimentos suaves, não precisa força. Com suavidade e sem pressa você pode repetir o movimento mais ou menos dez vezes a cada dois dentes, massageando a gengiva e passando em todas as superfícies de todos os dentes.
   É indispensável o uso do Fio Dental:
Mesmo fazendo uma escovação correta as cerdas da escova não conseguem passar entre os dentes onde é comum o acúmulo de alimentos e a formação de placa bacteriana que deve ser removida, pois ela pode endurecer formando o tártaro, causador de inflamação gengival e outros problemas que podem levar, inclusive, a perda de dentes. Por isso o fio dental é um INDISPENSÁVEL complemento da escovação e que devemos utilizar todos os dias.
   A importância de escovar a língua:
Na língua se localizam as Papilas Gustativas, que são responsáveis pelo reconhecimento dos sabores. Estas papilas estão dispostas em camadas e, entre elas, restos de alimentos ficam retidos e se não forem retirados através de uma escovação vão se acumulando bactérias e formando uma camada branca ou amarelada na língua que provoca mau hálito e doenças, além de prejudicar na estética. Por isso toda vez que escovar os dentes deve-se também escovar a Língua.

   Como complemento podem ser recomendados o uso de cremes dentais e enxaguadores bucais contendo fluoretos ou anti-placas. A higiene bucal é a melhor maneira de prevenir contra cáries, gengivite, periodontite, tártaro, entre outras enfermidades além de prevenir o mau hálito.

   Com uma boa higiene bucal você garante um sorriso muito mais bonito e saudável.

Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental