quarta-feira, 25 de março de 2015

10 dicas para amenizar a sensibilidade nos dentes





Mas, antes de pensar nos tratamentos, é importante dizer que a sensibilidade causada por desgaste do esmalte pode ser prevenida com mudanças de hábitos diários. Confira:

1- Escolha a escova com cuidado: A escova deve ter grande quantidade de cerdas e ser do tipo ultramacia. As cerdas arredondadas também são indicadas.

2- Fique longe de bebidas ácidas: Refrigerantes, energéticos, isotônicos, devem passar longe dos dentes. Mesmo sucos mais ácidos devem ser ingeridos com canudinho. Assim evita-se o contato da acidez com os dentes.

3- Na salada: O mesmo ocorre com o vinagre. Opte apenas pelo azeite e sal para evitar o choque nos dentes sensíveis.

4- Tenha sempre um chiclete na bolsa ou no bolso: Em vez de comer e ir direto escovar os dentes, vale mascar uma goma sem açúcar. Isso estimulará o fluxo salivar, que neutraliza a acidez da boca.

5- Creme dental especial: O tipo de creme dental usado por quem tem dentes sensíveis deve ser indicado pelo dentista. Algumas vezes, ele pode recomendar marcas que sejam específicas para o problema.

6- Flúor: Cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes. Fale com o dentista sobre essas possibilidades.

7- Higiene impecável: Escovar os dentes, passar fio dental, limpar a língua são passos imprescindíveis para deixar a boca saudável.

8- Clareamento com supervisão: Todos os tipos de clareamento dentário devem ser recomendados pelo dentista. Mas, para quem já tem dentes sensíveis, até as soluções caseiras devem passar longe.

9- Cuidado com a força: A escovação não exige força e sim movimentos e ferramentas adequadas. A pressão em demasia pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade.

10- Trate o bruxismo: Caso exista a desconfiança de bruxismo, é importante ir ao dentista para tratar o problema.

Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental

quarta-feira, 18 de março de 2015

Refrigerantes: Um Problema para os Dentes



Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.

Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14% do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais. Entretanto, elas são acidíferas e têm potencial para causar problemas.


O Que Fazer
Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem, e também com as terapias bucais disponíveis. Eis algumas medidas que você pode tomar:

• Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.
• Enxágue a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
• Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor. Fazer bochechos com uma solução com flúor também pode ajudar. Seu dentista pode recomendar um enxaguatório bucal que você compra na farmácia ou supermercado ou prescrever um mais concentrado dependendo da gravidade do seu problema. Ele também pode prescrever um creme dental com maior concentração de flúor.
• Faça aplicação de flúor com o profissional: Seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com seus dentes. Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista e higienista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.

Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental

quarta-feira, 11 de março de 2015

O que é cárie?



Cárie é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.
Embora a cárie seja mais comum em crianças, adultos também estão sujeitos a ela. Os tipos de cárie são:
• Cárie coronária: é o tipo mais comum. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
• Cárie radicular: à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
• Cárie recorrente: a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

A cárie constitui um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.
Como eu sei se estou com cárie?
Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem cárie. Isto porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem a estrutura do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.
Como posso ajudar a evitar a cárie?
• Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
• Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
• Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido.
• Utilize produtos de higiene dental que contenham flúor, incluindo o creme dental e o enxaguatório bucal.
• Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.



Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental

quarta-feira, 4 de março de 2015

De volta às aulas com boa saúde bucal


Volta às aulas

Ao falar em educação, a escola exerce um papel fundamental e aliada dos pais, e isso também serve para saúde bucal. Assim que começa a ter coordenação motora, a criança deve ser estimulada e motivada a cuidar de sua higiene pessoal. Com atividades lúdicas e em grupos, é possível mudar um comportamento e oferecer o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos.
O diálogo com as crianças é fundamental, explicar para elas a importância da higiene bucal e porque devem escovar os dentes, afinal de contas os ‘bichinhos’ (cáries) aparecem quando os dentes estão sujos e com restos de comida. Livros e filmes educativos ajudam a ilustrar a explicação.
É importante vocês pais se informarem de que forma o assunto é abordado na escola de seu filho.
Perguntar para a professora ou coordenadora pode tranquiliza-los.
O papel dos pais é o mais importante para a criança. Hábitos de higiene são adquiridos em casa, de acordo com a frequência, a rotina e a importância que se é dada.
Dicas:
- Faça o kit higiene bucal para o pequeno levar à escola: Fio dental, escova e pasta de dente com uma toalhinha.
- Oriente seu filho a fazer sua higiene de acordo com as normas da escola (uma boa escola estará  atenta e orientada)
- Na lancheira, muita água, e alimentos saudáveis. Nada de doces e alimentos pegajosos que se grupam nos dentes.
- Frutas sempre
- Sucos de caixinha são práticos, mas muito cariogênicos. Abandone essa ideia!
- Nescausinho é uma péssima escolha também. Melhor seria uma caixinha de água de coco, mas o mais indicado é a água pura.
- Bolachas recheadas são totalmente dispensáveis na hora de fazer as compras. Tem outras opções saudáveis e não cariogênicas.
- Naqueles dias festivos, aniversários, eles comerão doces. Os responsabilize para a escovação ou um bochecho com água para lavar bem a boca.

Feliz retorno às aulas com muita saúde bucal a todos!

Fonte: Odonto Clínica