Volta às aulas
Ao falar em educação, a escola exerce um papel fundamental e aliada dos pais, e isso também serve para saúde bucal. Assim que começa a ter coordenação motora, a criança deve ser estimulada e motivada a cuidar de sua higiene pessoal. Com atividades lúdicas e em grupos, é possível mudar um comportamento e oferecer o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos.
O diálogo com as crianças é fundamental, explicar para elas a importância da higiene bucal e porque devem escovar os dentes, afinal de contas os ‘bichinhos’ (cáries) aparecem quando os dentes estão sujos e com restos de comida. Livros e filmes educativos ajudam a ilustrar a explicação.
É importante vocês pais se informarem de que forma o assunto é abordado na escola de seu filho.
Perguntar para a professora ou coordenadora pode tranquiliza-los.
O papel dos pais é o mais importante para a criança. Hábitos de higiene são adquiridos em casa, de acordo com a frequência, a rotina e a importância que se é dada.
Dicas:
- Faça o kit higiene bucal para o pequeno levar à escola: Fio dental, escova e pasta de dente com uma toalhinha.
- Oriente seu filho a fazer sua higiene de acordo com as normas da escola (uma boa escola estará atenta e orientada)
- Na lancheira, muita água, e alimentos saudáveis. Nada de doces e alimentos pegajosos que se grupam nos dentes.
- Frutas sempre
- Sucos de caixinha são práticos, mas muito cariogênicos. Abandone essa ideia!
- Nescausinho é uma péssima escolha também. Melhor seria uma caixinha de água de coco, mas o mais indicado é a água pura.
- Bolachas recheadas são totalmente dispensáveis na hora de fazer as compras. Tem outras opções saudáveis e não cariogênicas.
- Naqueles dias festivos, aniversários, eles comerão doces. Os responsabilize para a escovação ou um bochecho com água para lavar bem a boca.
Feliz retorno às aulas com muita saúde bucal a todos!
Fonte: Odonto Clínica
Nenhum comentário:
Postar um comentário