quarta-feira, 29 de abril de 2015
Cuidado com a 'Cárie de Mamadeira'
Atire a primeira pedra os papais que nunca tiveram peninha de acordar seu filho que está gostosamente dormindo no sofá para escovar os dentes.
Alguns simplesmente colocam o pequeno no colo e levam direto para a cama sem dar uma passadinha pelo banheiro. Ou quando passa pelo banheiro é apenas para a criança fazer pipi.
Esse descuido pode trazer dor de cabeça futura. Ou melhor, dor de dente. A falta de escovação dos dentes é tudo o que a cárie mais gosta.
A "cárie de mamadeira" é a que mais se encontra em crianças de até 5 anos. Por que "cárie de mamadeira"? É aquela mamada para dormir. Toma a mamadeira e dorme, sem escovar os dentes.
Logicamente que não precisa ser só de mamadeira. Pode ser uma mamada no peito ou mesmo tomar o leite no copo. Acontece que o aconchego do colo da mamãe durante a mamadeira ou o peito faz com que a criança durma mais facilmente do que a criança que toma o leite no copo.
Esse esquecimento na hora de passar com o filho pelo banheiro é uma atitude muito inadequada por parte dos pais. Mesmo que a criança tenha tomado só um copo de leite ou mesmo ainda que tenha sido amamentada a higienização da boca deve ser realizada sempre. O leite materno pode causar cárie, sim!
Muitos odontopediatras (dentistas de crianças) acreditam que a bactéria que ocasiona a cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível. Outros já não acreditam na transmissibilidade.
Recadinhos - Algumas dicas dos profissionais que acreditam que a cárie é transmissível é não beijar a boca dos bebês. Não assopre ou mesmo experimente a comida na mesma colher que se oferece para a criança. São nesses momentos que as bactérias encontradas na boca da mamãe organizam "caravanas" para a boca do pequeno.
Mesmo os pequeninos que ainda não apresentam dentes devem ter a região oral higienizada. Após as mamadas, deve-se passar uma gaze umedecida em água fervida e filtrada por toda boca do bebê: língua, gengiva e bochechas.
Dicas:
Papais devem supervisionar a escovação das crianças ao menos três vezes ao dia (manhã, almoço e jantar). Creme dental com gosto bom pode facilitar o aprendizado da criança com a escova.
Evite que as crianças consumam em exagero balas, doces, chocolates e refrigerantes, principalmente entre as refeições. Melhor é oferecer esse tipo de alimento como sobremesa, higienizando logo após;
A visita ao odontopediatra deve acontecer a cada 6 meses para tratamento preventivo como aplicação de flúor e orientação aos pais.
Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Saiba escolher o melhor enxaguante bucal
Os fabricantes de enxaguantes bucais não poupam esforços para recomendar o uso diário de seus produtos. São propagandas na TV, em revistas, em jornais... Mas afinal, eles devem mesmo ser usados todo dia? Fazer bochecho é fundamental à escovação?
A maioria dos enxaguantes é formada por antisépticos bucais, produtos com alta concentração de álcool e de outras substâncias perigosas para os dentes. Isso mesmo. Antisépticos são uma ameaça à saúde bucal.
Os antisépticos são indicados para casos específicos e devem ser usados sob orientação profissional, apesar de serem comercializados livremente.
Como escolher
Gluconato de clorexidina. Parece um palavrão daqueles que se aprende nas aulas de química, mas é importante tomar nota disso para saber qual enxaguante escolher. Aqueles que têm (gluconato de) clorexidina são antisépticos. Eles matam bactérias.
Mas matar bactérias não é bom? Na verdade, nem toda bactéria é ruim ou precisa ser eliminada. Algumas fazem parte da flora natural e são importantes para o início do processo digestivo e para controlar a acidez da boca.
Além disso, os antisépticos são perigosos porque deixam os dentes mais porosos, aumentando o risco de problemas. O dente pode ficar com manchas amareladas ou até acinzentadas.
Pessoas com problemas nas gengivas, como sangramentos, podem se beneficiar dos enxaguantes antisépticos. Mas o uso deve ser feito com orientação. O ideal é usar por uma semana seguida e depois parar. Então retomar por outro período e depois parar outra vez.
O uso excessivo de antisépticos também pode causar descamação da mucosa bucal, o que aumenta a sensibilidade aos alimentos, e causa alterações no paladar.
Só flúor
O outro tipo de enxaguante é apenas fluoretado. Ele pode ser usado todo dia, sem risco de manchar os dentes. A venda desses produtos também é livre. Para não errar na escolha, basta olhar na embalagem e ver se o produto é fluoretado ou antiséptico.
Alerta para o uso na infância. É melhor evitar porque há risco da criança ingerir o produto. A ingestão de flúor causa fluorose e deixa os dentes com manchas bem escurecidas. O produto no estômago também pode causar irritações e diarreia.
O flúor dos enxaguantes é importante porque combate a perda de minerais das camadas mais externas dos dentes, processo que pode levar à formação de cáries.
Usar à noite
O uso do enxaguante pode ser feito somente à noite, quando a salivação diminui. Assim o produto permanece mais tempo nos dentes. Mas existem pessoas que preferem fazer o bochecho duas vezes por dia, para dar mais a sensação de hálito fresco.
Serviço completo
Quem usa enxaguante porque está preocupado com a saúde bucal não deve se esquecer jamais de passar o fio dental. Ele sim é fundamental para complementar a escovação e eliminar placas bacterianas que começam a se formar no canto dos dentes, onde a escova dificilmente alcança.
IMPORTANTE: Os dentistas recomendam visitas semestrais ao consultório para uma limpeza profissional.
Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental
quarta-feira, 15 de abril de 2015
5 coisas que você precisa saber sobre cremes dentais
Quem de nós nunca ficou em dúvida sobre qual creme dental comprar quando se deparou com aquela infinidade de opções disponíveis nas prateleiras? Pois é. Pode não parecer, mas escolher o creme dental ideal pode ser uma tarefa complicada e, acima de tudo, confusa.
Para nos ajudar a conhecer melhor os cremes dentais e, assim, não ter mais dificuldades na hora de escolher ou usar o produto, Sorriri preparou uma lista com dicas.
1. Aposte no fluoreto
Quando vamos conferir os ingredientes dos cremes dentais, aquela lista de nomes esquisitos é desanimadora. Porém, independente da sua necessidade – controle de tártaro, clareamento, hálito fresco etc. –, os especialistas são unânimes ao dizer que o fluoreto é um dos princípios fundamentais do produto. De acordo com estudos, escovar os dentes com pastas com fluoreto, duas vezes ao dia é o suficiente para reduzir o aparecimento de cáries em 40%.
2. Cremes clareadores fazem efeito (até um certo ponto)
Desde o lançamento dos primeiros cremes dentais com efeito clareador, profissionais e consumidores passaram a questionar o resultado prometido por esses produtos. A verdade é que eles podem melhorar o aspecto dos seus dentes, mas não alcançarão o efeito de um tratamento realizado em consultório com o auxílio de um profissional.
3. Menos é mais
Embora as propagandas sempre mostrem que é preciso uma escova com as cerdas cheias de pasta de dentes para conseguir um sorriso mais limpo e bonito, os especialistas indicam que uma pequena quantidade do produto é suficiente para cuidar da sua boca adequadamente. “Tudo o que você precisa é uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha”.
4. Escovar corretamente é fundamental
Mais importante do que comprar uma escova de última geração e o creme dental mais caro que você encontrar é saber escovar seus dentes de maneira adequada. Para escovar os dentes corretamente, você precisa posicionar a escova em um ângulo de 45° para que algumas cerdas passem entre os dentes e as gengivas. Faça pequenos movimentos circulares nessas áreas e continue no restante dos dentes. Esse processo completo deve levar de um a dois minutos.
5. Creme ou gel: o que é melhor?
Você já deve ter ouvido diversas opiniões sobre qual tipo de pasta é melhor para cuidar dos seus dentes. Pois saiba que para os especialistas as duas apresentações do produto se igualam na hora de limpar e proteger sua boca. Além do sabor, da textura e da sensação que traz, não existem maiores diferenças entre as formas. É uma questão de preferência pessoal, que pode ser descoberta através de tentativa e erro.
Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental
quarta-feira, 8 de abril de 2015
Saiba o que não se pode comer com aparelho ortodôntico fixo
Pacientes mal chegam na Clínica Sorriri para fazer uma avaliação ortodôntica e já perguntam ao dentista quais são os alimentos que mais costumam quebrar os braquetes, já que uma das maiores preocupações de quem inicia uma correção com aparelho ortodôntico fixo é o que não pode comer com o aparelho. Nem sempre se vê ortodontistas com a preocupação de orientar seus pacientes sobre estes cuidados tão importantes, mas o inverso também acontece: muitos pacientes não tomam o devido cuidado com a alimentação. Quando isto acontece, aparecem os problemas: cáries, braquetes quebrados (descolados), fios ortodônticos que entortam e saem do lugar, problemas periodontais e mais uma infinidade de coisas que podem provocar dores e atrasar o tempo de tratamento ortodôntico.
- Alimento muito duros: deve-se evitar comer frutos secos, como nozes e avelãs. Milho, pipoca, rapadura e pé de moleque e pirulitos também estão incluídos nesta categoria. Além de poder descolar braquete, danificar ou quebrar outras partes do aparelho ortodôntico, estes alimentos podem ficar retidos e provocar uma dificuldade acrescida na higienização.
- Alimentos grudentos e pegajosos: entende-se por alimentos pegajosos tudo que pode ficar colado no aparelho: chiclete, caramelos, balas e tudo o mais que possa ficar colado no aparelho.
- Alimentos fibrosos: alguns alimentos possuem muitas fibras, como é o caso de frutas como a manga e abacaxi. Outros como carne muito fibrosas e bacalhau também devem ser ingeridos com cuidado, ficam retidos no aparelho e podem acabar provocando cáries e inflamações na gengiva
- Alimentos espumantes: e Coca-Cola e outros refrigerantes são o fruto proibido para quem usa aparelho ortodôntico fixo, o açúcar e os ácidos contidos são o pior inimigo para quem pretende ter uma correção de dentes sem maiores problemas.
- Cenoura e frutas: NÃO é proibido comer cenouras e frutas que sejam duras, como peras e maçãs, pelo contrário, são essenciais para a saúde. Mas estes alimentos devem ser cortados com uma faca em pedaços pequenos, NUNCA com os dentes: a probabilidade de soltar o fio ortodôntico e descolar peças do aparelho são muito grandes.
IMPORTANTE: limpar e escovar os dentes SEMPRE depois de comer alguma coisa.
Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental
quarta-feira, 1 de abril de 2015
CLAREAMENTO A LASER
O que é o Clareamento a Laser?
O clareamento dental a laser é o tipo de clareamento adequado para quem busca o branqueamento do sorriso.
Por que é importante fazer o Clareamento Dental Externo a Laser?
Padrões estéticos de beleza vão se alterando através dos tempos. Hoje em dia, o nível de clareza dos dentes faz parte da beleza. Pacientes percebem alguns benefícios, tais como:
- Melhoria estética;
- Aumento da autoestima e confiança;
- Sensação de rejuvenescimento.
Quais são os procedimentos para clarear os dentes?
O clareamento na verdade é uma reação química. As substâncias vão liberar oxigênio, que é um radical livre. Dentro do dente existem os pigmentos que levaram ao escurecimento dental. O oxigênio penetra na intimidade do esmalte do dente e quebra a cadeia de pigmentos em pequenas moléculas que são eliminadas por processo de difusão, isto é, uma reação química de oxidação que converte os pigmentos em dióxido de carbono e água. O dente é permeável e o efeito é cumulativo, portanto a cada seção o dente vai clareando cada vez mais até eliminar toda pigmentação. O clareamento dental a laser, é uma forma rápida e confortável que utiliza o peróxido de hidrogênio como substância clareadora e aplica-se a luz do laser.
Passo a passo do clareamento a laser:
No primeiro passo, o dentista limpa cada dente para remover a placa. Depois das gengivas isoladas, o gel de branqueamento dos dentes é aplicado seguido por uma aplicação especial de laser de luz. Clareamento dental a laser é a melhor opção para aqueles que não querem esperar por muito tempo para ver os resultados de seus tratamentos de clareamento dos dentes. É um método de odontologia estética, que se destina a eliminar manchas e descoloração, bem como para clarear a pigmentação nos dentes. Clareamento dental a laser não tem efeitos colaterais, e os dentes permanecem brancos, a duração de um tratamento a laser pode variar, dependendo da utilização. Um laser é silencioso e não faz nenhum contato físico com os dentes.
Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental
Assinar:
Postagens (Atom)