Esse período da erupção, que se inicia em torno dos quatro meses e pode ir até os 36 meses (quando todos os dentes decíduos já devem ter nascido), pode apresentar alguns sintomas diretamente relacionados à boca, como baba excessiva, inchaço, coceira, vermelhidão e sensibilidade na gengiva.
Truques que amenizam:
Para gengivas irritadas algumas técnicas de distração podem ajudar como tentar chamar a atenção do bebê com um brinquedo ou um desenho que ele goste na televisão. Massagear a região gengival com o dedo limpo, com uma dedeira de silicone, com gaze ou até com uma fralda bem macia também pode aliviar a irritação.
Outra possibilidade é oferecer mordedores e massageadores gengivais. Bebidas e alimentos frios ou duros (como cenoura crua ou biscoito de polvilho sem açúcar) também podem ajudar a “coçar” a gengiva, aliviando o incomodo na região.
Tenha cuidado com os mordedores com gel! Estes são indicados apenas quando a criança ainda não tem nenhum dente. Os dentinhos novos podem furar o mordedor fazendo a criança engolir o líquido tóxico que está dentro do produto.
O uso de pomadas ou géis anestésicos não é recomendado, a não ser que devidamente prescrito por um profissional habilitado.
Se mesmo com todos esses truques a criança continuar com dor, você deve levar a criança para uma consulta com um Odontopediatra.
Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental
Nenhum comentário:
Postar um comentário