quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mordedores são armas contra o desconforto dos primeiros dentinhos

    A partir dos quatro meses, em média, os dentinhos do bebê já começam a nascer. Essa fase pode ser bastante estressante para pais e filhos, principalmente, quando vem associada a sintomas que vão, desde baba excessiva, até febre e diarreias. Lembra-se que para relacionar qualquer sintoma ao nascimento dos primeiros dentes deve ser algo muito bem analisado por um especialista (Odontopediatra).
    Esse período da erupção, que se inicia em torno dos quatro meses e pode ir até os 36 meses (quando todos os dentes decíduos já devem ter nascido), pode apresentar alguns sintomas diretamente relacionados à boca, como baba excessiva, inchaço, coceira, vermelhidão e sensibilidade na gengiva.
    Truques que amenizam:
 Para gengivas irritadas algumas técnicas de distração podem ajudar como tentar chamar a atenção do bebê com um brinquedo ou um desenho que ele goste na televisão. Massagear a região gengival com o dedo limpo, com uma dedeira de silicone, com gaze ou até com uma fralda bem macia também pode aliviar a irritação.
 Outra possibilidade é oferecer mordedores e massageadores gengivais. Bebidas e alimentos frios ou duros (como cenoura crua ou biscoito de polvilho sem açúcar) também podem ajudar a “coçar” a gengiva, aliviando o incomodo na região.
 Tenha cuidado com os mordedores com gel! Estes são indicados apenas quando a criança ainda não tem nenhum dente. Os dentinhos novos podem furar o mordedor fazendo a criança engolir o líquido tóxico que está dentro do produto.
 O uso de pomadas ou géis anestésicos não é recomendado, a não ser que devidamente prescrito por um profissional habilitado.
 Se mesmo com todos esses truques a criança continuar com dor, você deve levar a criança para uma consulta com um Odontopediatra.

Fonte: Centro de informações de Saúde Bucal e Dental

Nenhum comentário:

Postar um comentário